sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Carnaval chuvoso, mas gostoso!

Amigos, que carnaval foi esse do Rio de Janeiro?

Faz muito tempo que não via um carnaval com tanta chuva como esse que passou. O único dia que fez um pouco de sol, foi no sábado 02/02, dia em que se festeja Yemanjá (Nossa Senhora dos Navegantes).

Pela primeira vez tive a felicidade de participar do Bloco do Cordão do Bola Preta. Nos meios de comunicação fala-se de 600 mil pessoas no bloco. Alegria total.

Nunca participei desses eventos por medo de confusão. Confesso, fiquei perplexa. Carnaval totalmente família esse do Centro do Rio de Janeiro. Pessoas de todas as idades. De bebês de colo a nostálgicas (os) velhinhas (os) de 90 anos. Ano que vem, se Deus permitir, estarei lá novamente. Na verdade me senti muito mais segura que nos dias normais de trabalho no Centro.

Bem, planejei de ir a praia todos os dias... Os planos foram por água abaixo. Literalmente.

Na Segunda-feira de carnaval receberia 5 pessoas pra almoçar, mas como chovia torrencialmente (acho que foi o dia que mais choveu), todos cancelaram presença. Uma pena, pois fiz um maravilhoso Cozido Português, mas esqueci de tirar fotos pra mostrar pra vocês.

Pra completar a orgia gastronômica do carnaval, na Terça-feira a tarde eu e minha irmã Mariza estávamos pensando num doce simples de fazer, pois havia tempos que não faziamos nada (estou fazendo reeducação alimentar e malhando). Então pensei e acabei inventando uma mistura de flan de coco (não é flan de saquinho não) com um tipo de ganache de chocolate. Sobremesa simples, mas muito saborosa, servida numa grande taça de vidro.

Abaixo estão as fotos e a receita! Como posso chamar esse doce? Hummm....

Flan de Coco com Ganache Diferente de Chocolate

Para a Flan:
  • 01 pacote de 12 g de gelatina em pó sem sabor incolor
  • 01 lata de leite condensado
  • 01 medida da lata (de leite condensado) de água
  • 01 vidro de 200 ml de leite de coco
  • 01 xícara (chá) de coco fresco ralado

Para a Ganache:

  • 300 g de chocolate meio-amargo ou Blend em raspas ( 50% meio-amargo + 50% ao leite)
  • 300 ml de creme de leite fresco (pasteurizado)

Para a Cobertura:

  • Um pouco de coco ralado fresco

Modo de fazer a Flan:

Hidratar a gelatina em 5 colheres (sopa) de água e depois dissolver em banho-maria ou no microondas.

Num liquidificador bater o leite condensado, o leite de coco, a água e a gelatina dissolvida durante uns 3 minutos. Desligue e adicione o coco sem bater. Deite essa mistura num refratário ou taça grande. Também pode-se fazer porções individuais.

Leve a geladeira pra que comece a endurecer. Reserve.

Em seguida faça o chocloate, conforme abaixo

Modo de Fazer a Ganache:

Amorne o creme de leite numa panela ou no microondas.

Faça o mesmo com o chocolate.

Depois misture os dois com um fuet (batedor) até que o chocolate esteja totalmente derretido e incorporado ao creme de leite. Leve a geladeira até que endureça.

Depois disso retire e passe para vasilha de uma batedeira. Bata até clarear e ficar um creme aerado (com bolhas de ar).

Coloque por cima da Flan de coco que estava reservado na geladeira com o auxílio de uma colher ou um pão-duro. Cubra com coco ralado. Leve a geladeira novamente. Sirva gelado.

Dicas:

  1. Você pode servir somente a Flan pura (sem complementar com chocolate), ou acompanhada de um creme inglês ou uma geleia (de amoras fica ótimo);

  2. Pode variar o sabor da Flan, substituindo o leite de coco por polpas ou sucos concentrados de maracujá, laranja, manga, uva e etc.

Bom apetite!!!

Depois me digam se ficou saboroso. Eu adorei!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Inesquecível Aniversário de 80 anos de minha mãe!!





Em 08 de Dezembro de 2007, eu e meus 5 irmãos tivemos a honra de comemorar junto de nossa amada mãe, Maria da Conceição, seus 80 anos de vida. Quem conhece essa velhinha, sabe de sua força, sua batalha....é uma verdadeira guerreira... Por muitas vezes, achei/achamos que ela não chegaria lá, mas Deus tem sido generoso conosco, permitindo que ela esteja entre nós.





Este bolo que aparece junto ao título do meu blog foi o que fiz pra comemorar essa data tão especial.
Fiz toda a festa. 100 convidados. 2000 doces. 500 chocolates. 2500 salgadinhos. Mesa de Frios. Decoração. Cansativo! Mas faria tudo novamente. Ela merece muito mais que isso!
A mesa de bolo, foi ladeada por 2 outras mesas de doces. Quase todos os doces ao invés de fondant, foram cobertos com chocolate branco ou preto derretido para que ficasse menos doce, pois assim, sobressai mais o sabor do doce. Diversos tipos de doces. Ah, encomendei também papos-de-anjo e chuviscos (sei fazer os 2, mas preferi encomendar pra aliviar um pouco o trabalho...rs).




Tinha também, um móvel onde colocamos uma sopeira de prata com frutas cristalizadas numa espécie de cascata. Criação da minha amiga Edelca.



Na mesa de chocolates, preparei diversos bombons de sabores variados (todos preparados com chocolate Garoto), uns deliciosos biscoitinhos de nozes, comprei Financiers e lascas de limões cristalizados pra servir com o café.



Na mesa de frios, vários pães - todos feitos por mim, mousses, patê de foie, rocamboles salgados e uma linda decoração de flores de pimentão, cebola, rabanete...Essas flores foram todas preparadas pela minha amiga Edelca. A mesa de frios foi montada pela filha dela, a Carla, e por minha sobrinha Aline. Obrigada!



Obrigada a todos que me ajudaram a tornar esse evento maravilhoso. Em especial Edson, Mariza, Sueli, Mauricio (todos irmãos), Aline (sobrinha), Angélica - minha amiga e afilhada, Martha (amiga da família). Desculpem-me se esqueci de mencionar alguém, mas todos que ajudaram sintam-se eternamente agradecidos por mim.

Me digam o que acharam por favor!.

Beijos a todos.

Bom carnaval. Paz e saúde a todos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Presente de 50 anos!

O que acham do visual?

No dia 18 de Janeiro, eu e uns amigos fomos a um restaurante aqui em Icaraí em nossa querida Niterói (RJ), para comemorar o aniversário de nosso Personal Trainer, Prof. Júlio Cézar, que completou 50 anos no último dia 16.

A pedido preparei com muito carinho uns olhos-de-sogra - doce preferido dele, que entreguei embalados em duas caixinhas que geralmente utilizo para colocar saborosas trufas de chocolate para que ele pudesse saborea-los quando chegasse à intimidade de seu apartamento. Obviamente descobriram os docinhos e alguns foram deliciosamente saboreados ali mesmo!

De presente, preparei para ele o bolo que está postado marfim com detalhes em dourado, com 4 camadas de recheio de coco com ameixa, que como podem perceber é o preferido do aniversariante!


A hora do parabéns!